2009-11-09

A publicidade enganosa dos romances...


e dos contos de fadas de um modo mais visceral! E o quão enganosa é ou não, seria um tema para uma conversa sem fim, que nem mil "girls night" a fechariam!
E sim, concordo que é verdade que todos os contos de fadas com que nos minam a cabeça desde a mais tenra idade, criam uma noção de cavaleiros perfeitos, surreal. Mas verdade seja dita, que uma boa maioria de nós (felizmente, acho eu) nos dias de hoje, jamais se encaixaria no papel da princesa incapaz de se mexer sem o seu príncipe encantado, vejamos exemplos:
  • A branca de neve, jamais se levantaria do caixão sem o beijo do verdadeiro amor;
  • A bela adormecida, caso o príncipe não tivesse chegado a tempo, dormiria para todo o sempre;
  • E a gata borralheira continuaria a sujeitar-se a uma vida de escravidão, não fosse o príncipe ter a pachorra de ir de casa em casa, colocar o sapato de cristal em tudo quanto era pé de moçoila! 
Ao não nos resignarmos a sermos espectadoras da nossa própria vida, não podemos também esperar termos heróis de capa e espada aos nossos pés a tempo inteiro! Também eles abandonaram há muito o papel tradicional: uns porque perderam simplesmente o espaço para, e outros porque simplesmente não sabem! Não tivesse tudo mudado tanto e não teríamos o livro genial de James Finn Garner!
Já as comédias românticas, se formos a analisar bem, não prometem um final feliz... só vemos aqueles instantes que se seguem aos momentos mágicos e o amor não é só isso! Poucas são as excepções a esta receita tantas vezes repetida que promete um desenrolar perfeito com base apenas nos minutos que se seguem após o beijo sôfrego que sela o final.
Talvez devêssemos a nós mesmas a mesma capacidade critica que aplicamos à publicidade geral, para reconhecer que às vezes, fomos enganadas pela embalagem, que nem sempre é daquele produto que precisamos. Mas como tudo na nossa lufa-lufa diária, há um dia, uma altura em que nos apercebemos que temos nas prateleiras, o que nos falta!

Sem comentários: