2006-06-06

Afinal há sempre mais um espaço para ser Don Quixote

Hoje fui para casa a remoer..., cansada do meu papel de Don Quixote, a jurar a mim mesma que já é tempo de aprender que não vale a pena, que chega de lutar contra moinhos de vento.

Só por piada foi ao wikipedia e eis que: O adjectivo quixotesco, cuja existência como palavra de facto desconhecia até hoje, vem mesmo da personagem do romance de Cervantes. E pelo menos na versão inglesa, quer dizer “idealista e complicado”. E ao ler isto não pude deixar de sorrir. Haverá de facto muito boa gente que era bem capaz de me apontar estas duas palavras como das primeiras que escolheria para compor a minha apresentação.

Ao começar o processo de desligar, optei por ouvir a minha música e saquei da “Única” do Expresso e ao ler a crónica feminina da Inês Pedrosa, tenho que lhe agradecer o trazer-me um excerto que me valeu as lágrimas de hoje:

«Imaginas o que é ter fome? É sonhar com um pedaço de arroz ou assim com uma perna de frango e fingir que o estômago não dói para a nossa mãe não ficar ainda mais triste»

E de repente, voltou tudo a uma perspectiva mais normal, mais real, menos “drama queen”e de um momento para o outro ganhei novo fôlego para ser Don Quixote, para combater moinhos de vento... só é preciso que não me esqueça, quais os moinhos que devem ser enfrentados!

Sem comentários: