2006-09-25

O que ensina a ficção?

E eu que julgava que a maioria de ficção era de entretenimento, fiquei a saber que segundo o “salto de agulha” (nº 538), isso não é bem verdade. Ao que parece serve de ensinamento!... E a escolha de exemplo cai sobre “ a novela das nossas vidas: Jura”. Confesso que ainda não a vi, mas a julgar pelos trailers que foram surgindo, não a consideraria de todo como a nossa vida de todos os dias e tõ pouco esperaria viver uma grande identificação com as ditas personagens... mas ao que parece há quem esteja preocupado com o facto que segundo Jura, existem apenas dois tipos de homem:

  • os que passam a vida a saltar para a cueca alheia:

  • os que se alheiam da relação e procuram outras.

Assim de repente parece-me que a única diferença entre ambos se resume ao facto de um um, apesar de saltar de cueca em cueca, não estar alheado da relação que vive... ou será que está é igualmente envolvido com todas as cuecas que salta??!

Não sendo gajo, eu cá por mim, não gostava que a minha definição estivesse reduzida a este eixo, mas enfim!

Ao que parece esta classificação, reduz as mulheres a uma eternidade de choro, onde ou choram por eles ou choram pelo que podiam ter tido e não tiveram! Mas do ponto de vista da ficção, os tipos de mulheres, para os homens que têm o «privilégio» de estar no elenco, temos:

  • as que por casar, nada viveram;

  • as que apesar de casadas, continuam a viver tudo o que bem lhes apetece;

  • e as amigas das que estão casadas!

Tendo em linha de conta o tema da novela, reduzo isto à mera de classificação de ou vaca ou papa-açorda! (E eu a achar que o tempo de reduzir as cores branco e preto já tinha passado!)

Na minha humilde opinião, diria que o Jura é uma tentativa da SIC seguir pela ficção nacional e mostrá-la mais spicy que a sua rival! E já agora, se o Jura, pode representar a realidade, isto quer dizer que o mundo também se divide entre Cinderelas e madrastas más? Se uma é assumida como classificação redutora, porque razão se acha mais normal assumir rótulos em torno do sexo??!


Sem comentários: