2005-09-13

Os Golias de hoje

Rezam as lendas que Golias era um tipo de mau génio... além disso era enorme! Tudo nele metia medo: as suas dimensões, a cara sempre fechada incapaz de uma feição suave... Além disso era soldado, esperava-se que lutásse até à morte . Principalmente, até à morte dos outros! Quem lutava com os Filisteus todos os dias podia não olhar com alegria o confronto com o Golias mais uma vez, mas bastava olhar para o campo de batalha que já sabia onde se encontrava aquela figura decomunal e em caso de necessidade extrema, a fuga poderia ser sempre equacionada! Todos os movimentos poderiam ser feitos tendo em linha de conta a posição de Golias!

Os Golias de agora, são muito mais dissimulados! Não são maiores nem mais feios que nós e não são particularmente mal encarados, muito pelo contrário... têm sempre um sorriso leve nos lábios que serve de armadura para o que se passa na mente deles. Muitos andam fardados iguais a tantos outros, andam devagarinho pela surdina, à escuta do que lhes dá jeito. Não precisam de usar armadura para o campo de batalha, pois qualquer localização encerra em si uma possível luta em silêncio, só reconhecida por eles! Lutam pelo que não fazem, escondidos nas falhas alheias, protegidos pela ausência de acção dos outros!

Os Davids de agora têm que continuar a passar a mensagem de que não passam de humildes pastores mas nem tão pouco o uso da funda lhes é facultado! Têm que aprender a reconhecer os Golias engravatados, enquanto devem apenas estar ocupados com o rebanho a pastar. É como ser lobo e pastor ao mesmo tempo, sem nunca o poder mostrar!

E nas organizações de sempre, no lufa-lufa de todos os dias, erguem-se novos exércitos de Golias muitas vezes invisiveis uns para os outros, num crescimento mudo, quieto! Talvez um dia, sem pedras para os afastar, será a inércia de todos que os levará à extinção!

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.